Epah ta beeeeeeeem

domingo, 16 de agosto de 2015

 Um dia hão-de mostrar-me onde é que está esse livro das regras universais da vida que dita que só os hábitos não saudáveis é que são aparazíveis. Que as saladas só surgiram para serem comidas por pessoas que querem emagrecer, que correr é uma chatice e que adormecer às 4h e acordar às 14h é o desejo universal de todos os mortais.
 Nada contra os estilos de vida não saudáveis, cada um faz o que quer com o corpinho que os seus pais Deus lhe deu. Mas eu também posso gostar de coisas só porque gosto delas e, por sorte, até são saudáveis, pois posso? Deixam-me? Vá, só uma vez por semana então?
 A minha colega de casa não pode chegar a casa e sentir um cheiro a peixe cozido que me vem logo abraçar, fazer festinhas na cabeça e gemer-me um "coitadinha" como se eu tivesse acabado de anunciar que tenho um cancro em estado terminal. Eu já tentei explicar que eu tenho mesmo vontade de comer peixe cozido. Que gosto. E que aquilo só faz sentido para mim se for acompanhado com bróculos. Já tentei explicar que, da mesma maneira que as pessoas salivam por pizza, eu às vezes também salivo por pizza, mas também salivo por peixe. E salivo MUITO por peixe. Gosto mais de peixe do que carne e sou feliz assim há muitos anos.
 Outro hábito estranho meu, pelos vistos, é gostar de acordar cedo para correr no Verão. "Mas tu estás de férias, aproveita mas é para ficar a dormir até ao meio dia!" Oh pessoas, eu gosto de correr, ponto final. Sempre gostei de fazer desporto, desde pequenina em que ainda era uma pirralha num tutu de ballet cor-de-rosa que havia aquela necessidade em mim de fazer qualquer coisa que me elevasse o ritmo cardíaco. Eu não acordo às 8h30m da manhã a pensar "bolas pah, lá vou eu ter de ir correr tão cedo mais um dia porque daqui a bocado está um calor que não se pode". Não. Nem um único dia. Passados alguns dias eu já acordo por mim mesma a essa hora. A sério.  É que as corridas até regularizam os sonos e fazem ter sono cedo, com qualidade, e acordar cedo. E para mim é das melhores sensações do Mundo. Correr faz-me sentir que consigo conquistar o Mundo inteiro. Gosto da sensação de estar a suar enquanto alongo os músculos depois de ter conquistado mais 1 km neste treino. E prefiro correr de manhã do que ao fim da tarde (no Verão só se pode correr muito cedo ou muito tarde) porque me faz mais sentido: fico com o dia todo livre para o que me apetecer fazer e  posso tomar um mega banho de manhã em vez de tomar dois banhos diários. E as manhãs têm outro encanto.
 A cereja no topo do bolo foi quando uma vez disse isto e alguém me disse "pois, quem critica esses hábitos é porque não sabe o que é comer sem engordar" - comer sem engordar? COMER SEM ENGORDAR? Mas eu alguma vez mencionei que gosto de comer saladas e que, caso a vida me permita, hei-de correr todos os dias até morrer, porque estou desconfortável com o meu corpo?
 Eu faço porque gosto. Ponto final. E não há nenhuma razão para além dessa. Da mesma forma que às vezes gosto de MacDonald's, da mesma forma que às vezes gosto de fazer uma noitada, é porque gosto. Sou uma abençoada por ter hábitos saudáveis por prazer, pois sou. Mas por favor, acreditem naquilo que vos digo.

1 micoses:

*Nightwish* disse...

Quando tinha um punhado de anos e acordava às 7 da manhã para ver bonecada, ninguém se punha com tretas de ser saudável e tal. Agora, se vou para a cama cedo/me levanto cedo, é porque há qualquer coisa de errado, não tem nada a ver com o meu corpo se ir habituando aos horários de trabalho. Quanto ao peixe, por acaso, nunca tive esse problema, porque gosto e pronto.
O que eu não entendo, é aquele pessoa que se priva de comer o que quer porque fica com umas graminhas a mais e vai correr/fazer exercício por obrigação.
*****

Enviar um comentário

Copyright © 2010 Comichão Psicológica | Free Blogger Templates by Splashy Templates | Layout by Atomic Website Templates